associacionismo
Não concordavam com os empiristas no reducionismo da mente a puros elementos. Acreditavam que a atividade mentalera muito mais complexa e que se os conceitos ou a perceção dos objetos fossem reduzidos a elementos perderiam oseu verdadeiro conteúdo.
O associacionismo atinge a sua máxima expressão na psicologia com o pensamento de Wundt, com o estruturalismo eprincipalmente com o condutivismo.
As leis da associação surgem com Locke, mas são mais tarde formuladas com mais exatidão por David Hume, sendo ele oexpoente máximo desta teoria. Segundo Hume, o conhecimento humano está constituído exclusivamente por impressõese ideias. Para ele, as ideias associam-se principalmente quando existe entre elas uma proximidade espacial e quando sãosemelhantes e ainda sempre que se possa estabelecer uma relação de causa-efeito entre os acontecimentos que elasrepresentam. As impressões seriam os dados primitivos recebidos através dos sentidos, enquanto as ideias seriam ascópias que a mente recolhe dessas mesmas impressões. Assim, o conhecimento tem origem nas sensações e nenhumaideia poderia conter informação que não houvesse sido recolhida previamente pelos sentidos. As ideias não têm valor emsi mesmas. O núcleo central da teoria psicológica baseia-se na ideia de que o conhecimento é