ASSOCIA O PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR
340 palavras
2 páginas
ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APESCRHISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: PATOLOGIA
EDILSON ALVES DA SILVA
TRABALHO
1. Descreva as características de cada tipo de necrose abaixo e comente quando cada um pode ocorrer.
1.1 Necrose de Coagulação:
A necrose de coagulação se constitui no tipo mais comum das necroses. A área morta aparece macroscopicamente de cor amarela pálida, sem brilho, de limites mais ou menos precisos e de forma irregular ou triangular. Na sua grande maioria representam as necroses observadas nos infartos, como aqueles que ocorrem no coração, rim, baço e nos tumores de crescimento rápido.
1.2 Necrose Caseosa:
A estrutura necrosada assemelha-se grosseiramente a massa grumosa do queijo branco, fresco (caseum). Apresenta-se como massa amorfa, esbranquiçado, sem brilho, de consistência pastosa, fiável e seca. Circunscreve a necrose um tipo especial de inflamação onde existem macrófagos especiais chamadas de células epitelióides.
1.3 Necrose Liquefática:
Apresenta à área necrótica de consistência mole, na maioria das vezes o tecido morto se encontra mesmo liquefeito. Este tipo de necrose é característico da destruição pela isquemia, do tecido cerebral.
1.4 Necrose Gordurosa:
Ocorre no tecido adiposo. Na maioria das vezes é o resultado da ação lítica de enzimas pancreáticas. É comumente encontrada como resultado de inflamação aguda do pâncreas, denominada pancreatite aguda, ou de tumores do pâncreas.
1.5 Necrose Gangrenosa:
É um tipo de necrose que alguns autores consideram uma evolução de uma necrose de coagulação (isquêmica) mais do que um tipo especial de necrose. As gangrenas são necroses que ocorrem sempre às custas da somatória de dois fenômenos anatomopatológicos: o fenômeno da isquemia e o fenômeno de liquefacão às custas de bactérias e leucócitos.
1.6 Necrose Hemorrágica:
Predomina no local necrótico uma grande quantidade de sangue. Exemplo clássico de necrose hemorrágico é visto no