ASSOCIA O ENTRE VARI VEIS QUALITATIVAS E MEDIDAS DE ASSOCIA O
1 INTRODUÇÃO
Variáveis qualitativas são as variáveis cujas realizações são atributos, categorias. Elas podem ser dividas em qualitativas nominais e qualitativas ordinais. Como exemplo de variáveis qualitativas tem-se: sexo de uma pessoa (duas categorias, masculino e feminino), grau de instrução (analfabeto, primeiro grau incompleto, etc.), opinião sobre um assunto (favorável, desfavorável, indiferente), etc.
Em estudos sobre variáveis qualitativas é extremamente comum registrar as frequências de ocorrência de cada valor que as variáveis podem assumir, e quando há duas variáveis envolvidas é comum registrar-se a frequência de ocorrência dos cruzamentos entre valores: por exemplo, quantas pessoas do sexo masculino são favoráveis a uma certa proposta de lei, quantas são desfavoráveis, quantas pessoas do sexo feminino são favoráveis, etc. E, para facilitar a análise dos resultados, estes resultados costumam ser dispostos em uma Tabela de Contingências (fazendo uma dupla classificação). A Tabela de Contingências relaciona os possíveis valores de uma variável qualitativa com os possíveis valores da outra, registrando quantas ocorrências foram verificadas de cada cruzamento.
A tabela de contingências também é chamada de distribuição conjunta das duas variáveis. Permite descrever o grau de associação existente entre as duas variáveis: é possível avaliar a "força" do relacionamento, e caso haja uma associação forte pode-se prever os valores de uma variável através dos da outra. Se as variáveis forem independentes (ou seja, a associação entre elas for fraca), as frequências na tabela de contingências devem distribuir-se de forma a seguir o padrão dos totais marginais. Se, porém, houver uma associação entre as variáveis, elas forem dependentes, as frequências deverão seguir algum padrão diferente daquele apresentado pelos totais marginais.
2 RESULTADOS
Associação entre Variáveis Qualitativas
Ex1: Queremos