Assistência social, instiuição e logistica de financiamento do suas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL
GILMARA BATISTA DE SANTANA
ASSISTÊNCIA SOCIAL, INSTIUIÇÃO E LOGISTICA DE FINANCIAMENTO DO SUAS
ESPLANADA – BAHIA
2013
GILMARA BATISTA DE SANTANA
ASSISTÊNCIA SOCIAL, INSTIUIÇÃO E LOGISTICA DE FINANCIAMENTO DO SUAS
Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Social e Politicas Públicas, pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR . Modulo III Politicas
Orientadora: Porfª Okçana Battini
Esplanada – Bahia
2013
INTRODUÇÃO
Ao abordamos o tema Assistência Social, Instituição e Logística Financiamento do Suas, deparamos com a questão de que anteriormente a assistência social era vista como caridade, só a partir da Constituição Federal de 1988, com a integração ao Sistema de Seguridade Social, como política pública não contributiva passou a ser direito do cidadão e obrigação do Estado. Fazendo com que a prática de assistência social seja composta por programas, projetos, serviços e benfeitorias, que devem ser proporcionados com ações governamentais, oferecidas de forma associada e proferida entre si e juntamente com diferentes políticas sociais e estruturadas para abranger a universalidade da cobertura das necessidades e do acolhimento dos aglomerados que dela precisarem.
Sendo estabelecidos seus objetivos, princípios e diretrizes através da Lei n. 8742 de 1993 por meio da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, e Normas Operacionais Básicas, formulada em um princípio descentralizado e participativo pelo Sistema Único de Assistência Social - SUAS, que hoje, oferecem aos municípios programas de proteção social básica de pequena, media e alta compexidade.