assistência primária a saúde
Nos últimos anos podemos ver que o sistema de saúde baseado na atenção primária alcançou melhores resultados a saúde da população. A forma de organização dos serviços de saúde, uma estratégia para integrar todos os aspectos desses serviços, tendo como perspectiva as necessidades em saúde da população.
O fator de contato primário ajuda e muito a interação entre pacientes e o médico junto a equipe, onde temos que ter pontos de equidade social , solidariedade, conceito de saúde amplo, corresponsabilidade.
Atenção primária é a porta de entrada ao sistema de saúde e o local responsáveis pela organização do cuidado a saúde dos indivíduos, suas famílias e da população, ao longo do tempo.
Essa atenção primaria é responsável por 85% das necessidades em saúde, como na realização de preventivos, curativos, reabilitadores, promoção da saúde, assim dedicando aos problemas mais frequentes , que se apresentam, sobretudo em fases iniciais, nas unidades de saúde observa-se grande variedade de necessidades em saúde, alta proporção de pacientes já conhecidos pela equipe de saúde e maior familiaridade dos profissionais.
A utilização dos serviços de APS depende muito da:
Boa resolutividade das equipes;
Acolhimento;
Capacidade de delimitar os recursos necessários para resolver os problemas;
Uma pratica baseada na pessoa ( e não da doença), na família e na comunidade.
O acolhimento, a exposição de cartazes com horários de funcionamento e disponibilidade dos integrantes da equipe, os turnos vespertinos e agenda em sábados.
O trabalho em parceria com as comunidades.
As diretrizes da ESF buscam a ampliação do acesso e da utilização dos serviços de APS como porta de entrada ao sistema.
As vantagens do primeiro contato:
1) Ocorre redução dos seguintes aspectos: numero de hospitalizações, tempo de permanência nos hospitais quando ocorre hospitalização, número de cirugias.
2) É maior: o numero de ações preventivas, a adequação do cuidado, a