assistência de enfermagem na parada cardiorespiratória
RESUMO
Objetivo: identificar, nos periódicos nacionais, como está sendo realizada a assistência de enfermagem a um paciente com parada cardiorrespiratório. Metodologia: trata-se de um estudo de revisão integrativa realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com a finalidade de responder as seguintes questões: :Como se dá a assistência à parada cardiorrespiratória, considerando esta uma das principais emergências cardiológicas?Como o papel da enfermagem frente à parada cardiorrespiratória é descrito nos artigos científicos? Obteve-se a amostra dos artigos publicados em português, no período de 2005 a 2013, que apresentavam o termo parada cardiorrespiratória articulado à assistência de enfermagem. No momento exploratório foi realizada a leitura exaustiva dos resumos dos 46 artigos. Para a síntese e análise dos dados, foi elaborado um instrumento que contemplou os seguintes itens: identificação do artigo, objetivos ou questões de investigação, trechos dos periódicos, palavras-chaves e categorias temáticas. Resultados: após sucessivas leiturasDescritores:Urgência cardíaca; Parada Cardiorrespiratória; Assistência de Enfermagem.
INTRODUÇÃO
Contemporaneamente uma das maiores causas de morbimortalidade no mundo são as doenças cardiovasculares. E, um evento que exige um rápido reconhecimento, agilidade e destreza no atendimento por parte da equipe de saúde, é a Parada Cardiorrespiratória (PCR).
A PCR ocorre quando as funções respiratórias e circulatórias são interrompidas, exigindo do enfermeiro uma intervenção rápida que consiste no uso de manobras que objetivam suprir a carência de oxigênio para o organismo, bem como restabelecer o aporte sanguíneo que o organismo está necessitando. Tais manobras são conhecidas como Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). (Luzia MF, Lucena AF,2009)