Assistente social
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2 - DESENVOLVIMENTO 4
2.1 - A história do crack 4
2.2 - O que é o crack 5
2.3 - A utilização do crack 5
2.4 - As consequências do crack 6
3 - O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL 7
4 - O TRATAMENTO 8
5 - CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10 - INTRODUÇÃO
Há alguns anos atrás, o Brasil, era somente o caminho que o crack percorria, quando produzido na Colômbia, Peru e Bolívia. Apenas alguns casos de consumo eram conhecidos, mas atualmente o crack é um problema de saúde pública. (SANTANA, 2012)
Segundo dados da Polícia Federal só em 2009, houve um aumento de 250% nas apreensões de pasta base de coca, usada para produção do crack. Está droga é produzida a partir da cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água, gerando um composto que pode ser fumado ou inalado. O barulho que as pedras fazem ao serem queimadas durante o uso deu origem ao nome Crack. (CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, 2011)
As conseqüências do uso desta droga iniciam na inalação da fumaça tóxica do crack que atinge o pulmão, chega a corrente sanguínea e ao cérebro. O crack então é distribuído por todo o organismo através da circulação sanguínea, por fim, a droga causa a dependência. (CFM, 2011)
O número de famílias que vivem a problemática da cracolândia, não se restringe somente as metrópoles, mas em todo o país, há crianças, adolescentes e adultos convivendo de forma desumana e escravas do crack. (SCHEFFER, 2012)
Segundo conclusões da Organização Mundial de Saúde, o vicio em crack é uma doença grave, progressiva e fatal. (SCHEFFER, 2012)
- desenvolvimento
1 - A HISTÓRIA DO CRACK
Sabe-se que o crack surgiu nos Estados Unidos na década de 70 no auge da cocaína e ganhou maior força na década de 80.
A partir da década de 90 passou a ser consumida no Brasil se restringindo à cidade de São