Assistente social
Plano Cruzado, Cruzado II e Plano Bresser
Esse trabalho refere-se à pesquisa dos alunos de Serviço Social na disciplina de Economia Política do Brasil, para melhor entender a crise financeira do país nos anos 80.
O período compreendido entre 1980 e 1984 marca o início de uma crise econômica no país devido aos seus desajustes macroeconômicos que geravam taxas insuportáveis de inflação o que de fato impedia o sucesso de qualquer plano de crescimento econômico.
A década de 80 é considerada a década perdida da economia brasileira, na medida que os níveis de crescimento do PIB apresentaram significativas reduções, sendo que o crescimento médio na década de 70 foi de 7%, já na década de 80 foi de somente 2% . Além disso, tivemos um aumento do déficit público devido ao crescimento da divida externa ocasionada pela elevação das taxas internacionais de juros, com a divida interna seguindo a mesma direção com o governo dando continuidade a sua política fiscal expansionista.
No decorrer da década de 80 o governo elaborou diversos planos para controlar a inflação, onde esse trabalho tem como objetivo apresentar 2 deles o Plano Cruzado e Plano Bresser.
Plano Cruzado
Em 1985 Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil e José Sarney seu vice, na véspera da posse o presidente eleito adoeceu e foi internado pouco tempo depois em exato 21 de abril. Tancredo veio a falecer, e assim Sarney sendo seu vice assumiu a presidência.
O governo tentava apresentar soluções para a grave crise econômica e a alta inflação. O Ministro da Fazenda Dilson Funaro apresentou em 28/02/1986 o Pano Cruzado.
As principais medidas tomadas pelo Plano Cruzado foram:
- A moeda corrente brasileira que era o Cruzeiro, foi transformada em Cruzado.
-Congelamento dos preços em todo o varejo, os quais eram fiscalizados por cidadãos comuns (fiscais de Sarney).
- Antecipação do salário mínimo (vale).
- Correção automática do salário para acompanhar a