Assistente Social E Politicas Publicas
CURSO SERVIÇO SOCIAL
MARIANA ALMEIDA SOUSA
A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL EM POLITICAS PÚBLICAS
Imperatriz
2015
MARIANA ALMEIDA SOUSA
A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL EM POLITICAS PÚBLICAS
Trabalho apresentado para a obtenção da nota parcial da disciplina de Política Social.
Professor: Carlos Augusto
Imperatriz
2015
A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL EM POLITICAS PÚBLICAS
Proporções como o “trabalho” apresentam-se como fator primordial na compreensão das funções do papel de um Assistente Social. Diante de tal perspectiva, tratar das questões de apoio e planejamento social, bem como o atrelamento às políticas públicas, constitui-se não só como algo positivo para a área, ademais, de extrema relevância. Deste modo, se enfatizar as políticas públicas, o assistente social assume o papel de guia e desenvolvimentista das práticas que remontam os interesses coletivos.
A princípio, entender como atua as políticas públicas na conjuntura social, é imprescindível para a efetiva execução do trabalho do assistente. Sendo assim, vale ressaltar que as práticas políticas surgem nas esferas governamentais, embasadas pelos direitos civis que constam na constituição federal, com o objetivo de assegurar o acesso a necessidades básicas e especiais presente entre os indivíduos na posição de sociedade. Outrossim, os principais fatores que mobilizam estas práticas são aqueles voltados para a saúde, educação, habitação, lazer, transporte, segurança, emprego, inclusão social e meio ambiente.
Neste contexto, sabe-se que perante a lei todos os cidadãos possuem os mesmos direitos e deveres. Logo, a lei emana do Estado, onde este deve garantir por meio de ações positivadas (escritas) e executadas que todo cidadão usufrua o que lhe é cabível nas normas legislativas, como referência a política democrática republicana, de aplicabilidade no contingente brasileiro.
Indubitavelmente, para atender a demanda populacional,