assistente social na empresa 1
RESUMO O presente artigo traz a temática das particularidades da atuação profissional nas empresas, mas antes de contextualizar os aspectos constitutivos do serviço social, foi necessário descrever de forma sucinta sobre as novas configurações do trabalho mundo do trabalho na contemporaneidade, as morfologias e seus impactos no Brasil a partir da década de 70.
INTRODUÇÃO:
O presente artigo teve como finalidade discutir três eixos para contextualizar a atuação do serviço social nas empresas. O primeiro enfoque contextualizado foi sobre as novas morfologias no mundo do trabalho na contemporaneidade e seus impactos no Brasil, para isso foi necessário perpassar uma das principais ocorrências mundiais na esfera do mundo do trabalho caracterizado por Toyotismo. Este novo modelo de produção gerou a transformação do mundo do trabalho por suas teorias que rebateram no Brasil evidenciado no Governo de Fernando Collor de Mello na abertura política de comercialização advinda da exportação e depois sucessivamente com o Governo de Fernando Henrique Cardoso, nos modelos de privatização, desregulamentação dos direitos sociais pautados na Constituição Federal. Assim sendo este processo trouxe novos aprimoramentos para o trabalhador na qual o Serviço Social inseridos na empresa é chamado a participar para aturar também nesta expressão da questão social de formA interventiva no capital, na geração de lucro. O profissional do serviço social É chamado para atuar nesta linha de produção, atuando com os funcionários e pessoas que estão ligadas a empresas através dos programas e serviços oferecidos. Tecemos que a particularidade da empresa faz com que o projeto ético-político seja garantido em pequenas proporções pelos profissionais da área apontados na pesquisa em que realizamos.
Desenvolvimento
O pressuposto do mundo do trabalho têm sido uma temática importante no debate contemporâneo, principalmente pelas mudanças ocorridas nos últimos anos