Assistente administrativo
263 palavras
2 páginas
A indústria de tintas no Brasil tem focado seus esforços na pesquisa e desenvolvimento. A principal motivação é ganhar mais espaço no mercado internacional. Motivo: o setor está de olho no exterior, com vistas a aumentar a venda de produtos manufaturados pintados no Brasil (como é o caso de automóveis e eletrodomésticos) que, graças à qualidade das tintas brasileiras, têm sido procurados por mercados altamente exigentes. O setor também quer aproveitar o aquecimento do mercado brasileiro, principalmente nos setores imobiliário e automobilístico, devido à ascensão da construção civil e à maior produção e venda de veículos nacionais, respectivamente. Para isso, as dez maiores empresas do setor, tidas como líderes em desenvolvimento tecnológico, têm investido nos últimos anos cerca de 5% do seu faturamento em P&D. Como resultado, o Brasil é atualmente um dos cinco maiores mercados mundiais de tinta, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Alemanha e Japão.
Para acompanhar a atualização tecnológica e competência técnica dos mais avançados centros de produção do mundo, as empresas do setor no país aceitaram o desafio de, além de acompanhar tendências internacionais e novidades, também investir na qualidade dos produtos e sua adequação à questão ambiental.
Garantir produtos e processos químicos mais seguros e ambientalmente limpos são uma tendência em crescimento no setor de tintas nacional. Para isso, indústrias e fornecedores têm investido em técnicas e desenvolvimentos que permitem obter produtos com impacto ambiental minimizado, redução do uso de energia e de água, produção mais eficiente com geração de menos resíduos, prevenção de poluição e redução da emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC).
INSTITUTO UNIEMP.