Assistencia farmaceutica
Curso de Farmácia
Profª Ana Paula Helfer
NOMES: Gabriel Oliveira e Maria Eduarda Machado
ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO
O armazenamento e a distribuição são as etapas do ciclo da Assistência Farmacêutica que visam, como finalidades precípuas, a assegurar a qualidade dos medicamentos através de condições adequadas de armazenamento e de um controle de estoque eficaz, bem como a garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário.
Com base nas lições 9, 10, 11 e 12 do livro Gestão da Assistência Farmacêutica: Programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos respondam, em duplas, os seguintes questionamentos:
Lição 9 (pág 57) – Armazenamento e distribuição de medicamentos: definição, objetivo e etapas do armazenamento e da distribuição dos medicamentos. 1) Objetivos do armazenamento e da distribuição?
Assegurar a qualidade dos medicamentos através de condições adequadas de armazenamento e de um controle de estoque eficaz, bem como a garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário.
2) O que ocorre quando os medicamentos são armazenados e distribuídos de forma inadequada?
Os medicamentos podem ser adquiridos em quantidade muito superior à necessária, levando a perdas e desperdícios de recursos públicos, resultantes da necessidade de descartar produtos com prazo de validade expirado, ou até mesmo, é possível aquisição insuficiente de medicamentos, prejudicando o acesso da população. Podem haver prescrições irracionais e comprometimento para doenças crônicas.
3) Quais atividades incluem o armazenamento de medicamentos, fala sucintamente sobre cada etapa?
RECEBIMENTO é à entrada de materiais, conferência, regularização;
ESTOCAGEM é a entrada de materiais e regularização;
CONTROLE DE ESTOQUE é o sistema eficiente de registro
Lição 10 – Armazenamento e distribuição de medicamentos: Central de Abastecimento