assistencia de enfermagem em pacientes com DPOC
Estudo de caso é uma pesquisa profunda sobre um evento ocorrido, de modo a permitir um trabalho planejado sobre determinado episódio. Delineia a verificação de um fato presente, proporcionando visão integral do problema, de forma a identificar fatores que influenciam ou podem ser influenciados (GIL, 2010).
O presente estudo de caso clínico refere-se a uma paciente com história de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica(DPOC).
O trabalho justifica-se pelo aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos e práticos acerca da patologia, planejamento assistencial da enfermagem e relacionamento terapêutico, oferecendo apoio tanto físico como psicológico ao paciente que se encontra debilitado a realizar suas tarefas habituais.
A coleta de dados consistiu inicialmente em uma consulta aos prontuários da paciente, observando evolução médica, diagnóstico clínico, exames realizados, prescrição médica, evolução da enfermagem. Em seguida, realizou-se anamnese e exame físico durante quatro dias consecutivos para aprimorar as informações colhidas. Em conseguinte, os dados foram estudados para conhecer a doença estabelecida no diagnóstico clínico, e através desta, associar o tratamento medicamentoso e os exames, para assim, traçar diagnóstico e prescrições da enfermagem.
Segundo Coimbra e Cassiani (2001), na prática do exercício profissional da enfermagem, a consciência do profissional intervém na responsabilidade, estabelecendo um argumento técnico-científico que envolve a enfermagem e o paciente, de forma a manter uma responsabilidade ética, moral e profissional, respeito à cultura do paciente, seus direitos e deveres enquanto profissional. Portanto, o estudo de caso clínico trará ao acadêmico a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos teóricos e associar a prática, subsidiando nas decisões futuras além de contribuir para prestar uma assistência integral e não em partes, prezando pela visão holística em todo o contexto.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO