Assiria
A Assiria localizava-se ao norte da planície, uma região mais árida e montanhosa da Babilonia. Seu povo possuía características sócias bastante diferentes dos seus vizinhos que habitavam o sul. Eram guerreiros, sobretudo, aprenderam desde muito cedo, o uso do ferro, com os hititas, chegaram a aprimorar tanto seu exercito, que logo dominaram toda a Mesopotamia. Seus métodos de guerrilha eram cruéis, e essa crueldade projetada pelos assírios, se torna uma de suas características. Compreende-se que situados em uma região difícil, constantemente, atacados pelos seus vizinhos, foram “forçados” a se aprimorar na arte da guerra, por uma questão de sobrevivência. Os reis assírios, tinham ao seu redor, um ambiente de verdadeiro terror, alguns deles possuíam verdadeiros requintes de perversidade, particularmente com seus prisioneiros de guerra. Entre os principais reis, Sargão II, que dominou a região de Israel, quase toda a Armênia, e ainda tributou a Arábia e Egito. A sua cavalaria, sua infataria, era armada com peças de ferro, seus instrumentos de guerra, como o aríete, provocaram a destruição e o ódio de muitos povos. Podemos citar também outros famosos reis da Assiria, Senaqueribe, Assaradon e Assurbanipal.
Com sua campanha de guerra, os assírios arrecadaram particularmente na Babilonia, que estava sob o seu domínio, grandes riquezas e gozaram de um período que pode ser considerado, o ápice de sua civilização, onde seu comercio e sua indústria, pontificaram nos principais portos da Assiria. Era famosa a sua cerâmica, objetos cinzelados e principalmente, a sua tapeçaria, onde realmente se mostravam verdadeiros artistas. A capital do império, Nívie, foi umas das principais cidades do seu tempo.
Mas em 625 a.C, os babilônios ou caldeus, não suportando mais serem subjulgados pelos assírios, aliaram-se aos medos e empreenderam uma violenta, campanha militar, que terminou com a queda de Nívie e a destruição total da civilização assíria, no sentido de