Assinatura Digital
Para validar um documento é necessário assiná-lo, para não haja perigo de alguém tomar a sua identidade, prejudicando você e os seus bens. Quando é um negócio online, com ou sem fins lucrativos, também há a necessidade de segurança, e para isto é criado à assinatura digital.
É uma garantia online para verificar se o emissor de um serviço qualquer é realmente quem ele diz ser. Com isso, você pode navegar pela internet e acessar sites que usam as suas informações pessoais sem a preocupação de ser enganado ou roubado.
Segundo o site da Justiça Federal, tecnicamente a assinatura digital é uma tecnologia que permite dar garantias de integridade e autenticidade a arquivos eletrônicos. Sendo um conjunto de operações matemática que utiliza algoritmos de criptografia assimétrica aplicados a um determinado arquivo, tendo como resultado a assinatura digital.
Para conseguir uma assinatura digital, qualquer pessoa ou empresa deve ir até uma entidade autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (TI), chamadas de Autoridades Certificadoras (AC) e requisitar uma chave privada (GAZZARRINI, 2012).
As chaves são um conjunto de bits criptografados usados para habilitar apenas algumas pessoas para emitir e receber certos arquivos. Se você for detentor de uma chave privada, vai ser possível emitir dados com uma identidade própria. Caso possua uma chave pública, vai haver apenas a possibilidade de acessar um documento recebido e repassar essa informação (GAZZARRINI, 2012).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GAZZARRINI, R. O que é assinatura digital? 2012. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/web/941-o-que-e-assinatura-digital-.htm>. Acessado em: 13 de Junho de 2014.
JUSTIÇA FEDERAL. O que é Assinatura Digital. Disponível em: <http://www.cjf.jus.br/cjf/tecnologia-da-informacao/identidade-digital/o-que-e-assinatura-digital>. Acessado em 16 de Junho de 2014.
PAULA, S. Legalidade e Autenticidade de documentos em meio digital. Disponível em: