assim se pega assim não pega
A DOENÇA
1.1. O que é a AIDS
A aids é uma doença que se manifesta no organismo humano depois que este é infectado pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Essa sigla vem do inglês- Human Immunodeficiency Vírus.
A sigla AIDS também vem do inglês- Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
O HIV destrói os linfócitos, as nossas células de defesa, isso torna a pessoa vulnerável a infecções e doenças oportunistas, que tem esse nome devido a sua ação nos momentos fracos do organismo.
Alguns anos atrás a detecção do vírus no organismo era como detectar a morte, mas hoje em dia a AIDS já pode ser considerada uma doença crônica, isso significa que a pessoa infectada com o HIV, pode viver por um longo período com o vírus, e não apresentar doença alguma. Isso é possível devido a grande evolução tecnológica na área da saúde, e às pesquisas que ajudam os cientistas a criarem medicamentos cada vez mais eficazes. Isso permite ao infectado uma sobrevida cada vez maior.
1.2. O que é o vírus HIV
O Vírus da Imunodeficiência Humana, é um vírus pertencente à classe dos retrovírus. Ao entrar no organismo de um humano, ele pode ficar silencioso e encubado por anos. Essa fase tem o nome de Assintomática, e é a fase em que o vírus existe no organismo e não causa qualquer sintoma ou doença. O período da infecção pelo HIV até os primeiros sintomas depende de pessoa para pessoa, e principalmente do estado de saúde do indivíduo.
O HIV age atacando as células do sistema imunológico, ele rompe a camada de proteína que envolve as células e passa a fazer parte de seu código genético, já dentro da célula o vírus é capaz de se duplicar.
Pouco a pouco, o sistema imunológico do portador da doença se mostra menos eficaz, e a pessoa fica cada vez mais, vulnerável a doenças e infecções.
Ter o HIV não é a mesma coisa de ter a AIDS. Significa que no sangue foram detectados