Assessoria
A posição do assessor de imprensa é delicada. É o intermediário entre o assessorado e os veículos de comunicação. Faz o trabalho de "meio campo". O assessorado nem sempre tem consciência da delicadeza deste trabalho. Muitas vezes acha que determinado assunto do seu interesse
"tem" que sair no noticiário do jornal, rádio ou televisão. Não é bem assim.
Os veículos de comunicação têm como função básica escolher para seu público - entre as milhares de informações que recebem ou produzem - aqueles que são mais interessantes, que facilitarão a vida do leitor ou espectador. Aquilo que os veículos querem publicar, na maioria das vezes, não é o mesmo que o assessorado quer ver publicado. Este fato resulta, não raro, em conflito entre o assessor de imprensa e o assessorado, que cobra a veiculação de assuntos do seu interesse. Vale lembrar que o técnico, o especialista, é o assessor, o jornalista. Cabe ao assessorado escolher bem seus assessores e confiar no trabalho deles.
O assessor, por sua vez, tem a função de fazer chegar aos veículos de comunicação o assunto que quer ver veiculado. Isto deve ser feito da maneira o mais profissional possível. Desaconselho usar táticas como contar com a amizade do colega que trabalha em veículo para ver seu material publicado. Usando este subterfúrgio, o assessor estará colocando seu colega em situação constrangedora. Como empregado de veículo, o jornalista tem obrigações com sua empresa empregadora e com seu público. Sua obrigação número um é escolher os assuntos mais importantes para a publicação e não atender aos seus amigos.
Para ver seu material