Assentamento de Tijolos
SANTA CATARINA – IF-SC
CAMPUS CANOINHAS
Profª Rosangela tokarsk
JACKSON LENON MONTEIRO
A alvenaria
Canoinhas
2013
Introdução
Este relatório tem a finalidade de relatar passo a passo como se faz uma alvenaria de tijolos. Foi construido quatro paredes de vedação de tijolos comum de seis furos , Será Apresentado os equipamentos e métodos utilizados , como nível , prumo etc... trabalho realizado pela turma do 2º módulo de edificações do IFSC “Instituto Ferderal De Santa Catarina Campus Canoinhas “ .
O assentamento de tijolos feito por alunos da Turma A e B do curso foram na verdade uma continuidade de tijolos que já estavam postos no local Estava feito duas ou três fiadas de tijolos de 4 furos como não estava pronto as fiadas teve que se terminar as fiadas e proceder com outros tipos de tijolos que eram diferentes dos primeiros os outros tijolos teriam 6 furos e como já dito anteriormente foi inciada a obra com tijolos de 4 furos por este motivo teve que se colocar nas encostas da paredes de modo que ficasse alinhado e novelado o lado externo .
Os materiais usados foram :
Areia.
Cal.
Cimento Tijolo Comum com 4 Furos.
Tijolo Comum com 6 Furos.
Madeira.
Prego.
Traço Da Argamassa.
Saco De Cimento.
Saco De Cal.
E alguns equipamentos:
Colher De Pedreiro.
Nível De Bolha.
Carrinho De Mão. Linha. Trena. Martelo.
Prumo.
Esquadro De Madeira.
E uma régua de madeira improvisada na obra.
A alvenaria nada mais é que uma montagem de blocos interligados por massa de cimento. Para levantar uma parede temos que ficar atentos em duas coordenadas básicas, uma linha horizontal (nivela no