ASS DIO MORAL
MORAL
decorrências de processos trabalhistas e implicações na retenção de talentos
Introdução
• Pesquisas sobre o tema começaram na década de 90.
• Objetivo do trabalho:
Pesquisar bibliograficamente assédio moral, as decorrências de processos trabalhistas e suas implicações na retenção de talentos.
Introdução
Para isso serão apresentados os seguintes tópicos:
1. Definição e conceito de assédio moral (visão semântica, jurídica e de pesquisadores). 2. Cultura organizacional da empresa e seu papel perante o assédio moral.
3. Relação de assédio moral com a retenção de talentos e a rotatividade
4.
Modalidades
5.
Notícias
6.
Casos
Definição e Conceito
• Assédio: “Perseguir com propostas, sugerir com insistência, ser importuno ao tentar obter algo, molestar” Houaiss (2004, p. 319)
• Moral: “pertencente ao domínio do espírito do homem”. Houaiss
(2004, p. 1958)
• Assédio Moral segundo Heyns Leymann, Suécia 1996. uma situação que se desenvolve através de uma comunicação hostil, em que um ou mais indivíduos coagem uma pessoa de tal forma que esta é levada a uma posição de fraqueza psicológica.
Definição e Conceito
• Assédio Moral segundo Marie-France Hirigoyen 1998
“qualquer conduta abusiva em relação a uma pessoa (seja por comportamentos, palavras, atos, gestos ou escritas) que possa acarretar um dano à sua personalidade à sua dignidade ou mesmo à sua integridade física ou psíquica, podendo acarretar inclusive perda de emprego ou degradação do ambiente de trabalho em que a vítima está inserida.” Definição e Conceito
• Assédio Moral segundo Heloani 2004
“caracteriza pela intencionalidade; consiste na constante e deliberada desqualificação da vítima, seguida de sua consequente fragilização, com o intuito de neutralizá-la em termos de poder. Esse enfraquecimento psíquico pode levar o indivíduo vitimizado a uma paulatina despersonalização.
Sem dúvida, trata-se de um processo disciplinador em que se procura anular a vontade daquele que, para o agressor,
se