ASPI
Autor
PATRÍCIA PACÍFICO HOMEM
Centro Universitário UNA
RESUMO
O presente estudo propõe uma reflexão a respeito do impacto direto que a cultura organizacional exerce sobre a qualidade de vida no trabalho, focado numa organização do terceiro setor e seus resultados. Neste contexto, buscou-se conceituar as diferentes culturas organizacionais existentes, identificando aquela que é assertiva em se tratando da organização estudada. A pesquisa caracteriza-se como descritiva. A estratégia adotada foi o estudo de caso da organização. O estudo de caso baseou-se em pesquisa documental e, como procedimento para coleta de dados, foi aplicado aos colaboradores ativos da entidade, um questionário de pesquisa de clima, bem como uma avaliação de forma ampla, da qualidade da gestão da organização.
Os resultados da pesquisa destacaram claramente, o impacto direto da cultura organizacional na QVT dos colaboradores, dentro da organização em estudo.
Palavras chave: cultura organizacional; qualidade de vida no trabalho; via de mão dupla; terceiro setor.
1 INTRODUÇÃO
Romper arcaicos paradigmas de gestão tornou-se vital para toda e qualquer organização contemporânea, que possui diferencial competitivo.
É neste cenário, que uma cultura organizacional assertiva e bem consolidada, tem se revelado fator preponderante, para o alcance dos objetivos e metas da organização, na medida em que consegue dinamizar e potencializar seus maiores ativos intangíveis - o capital humano e intelectual.
Neste contexto, podemos afirmar que numa organização, na qual seja predominante a comunicação aberta, transparente, que gere compartilhamento de informações, valores e crenças, além de gerar aceitação e consentimento, possibilita desenvolver na sua equipe de trabalho, um forte sentimento de pertencimento.
Habitualmente tem-se