Diretrizes aspi
Diretrizes Institucionais para o desenvolvimento da ASPI - ATIVIDADE DE SIMULAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA “... a interdisciplinaridade é uma prática pedagógica que está contemplada nas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e Resolução CNE/CES específicas de cada curso. A educação, enquanto se propõe a formar o cidadão para viver uma vida no sentido mais pleno possível, de modo que possa conhecer e transformar sua situação social e existencial marcada pela complexidade e globalidade, mostra necessidade de adotar o paradigma da interdisciplinaridade. Nesse sentido a interdisciplinaridade torna-se indispensável na formação do profissional...”
INTRODUÇÃO É imprescindível articular a teoria e a prática nos processos de ensino neste cenário em que a educação está inserida atualmente. Essa articulação permite ao aluno perceber a utilidade do conhecimento, bem como aprender a aplicar o conhecimento apreendido de cada disciplina para a compreensão de uma situação problema integrando os saberes. Permite também a esse aluno, a percepção de que os conhecimentos acumulados não consistem num amontoado de informações técnicocientíficas, mas em uma ferramenta que os instrumentalizará para enfrentar o mundo, permitindo-lhes resolver situações até então desconhecidas, além de lhe proporcionar uma formação articulada.
Essa
formação
articulada
favorece
o
desenvolvimento
de
habilidades
e
competências para atuar no mercado de trabalho de forma criativa, ativa e critica, investindo em inteligência emocional, favorecendo o relacionamento interpessoal, o marketing pessoal, além do domínio de conhecimentos técnicos e do ramo no qual as empresas estão inseridas e seu funcionamento.
O desenvolvimento dessas habilidades e competências permitirá aos alunos se inserirem nas organizações como profissionais com características empreendedoras, organizados e talentosos para delegar e controlar tarefas. Aptos a atuarem em qualquer organização, seja com fins