Aspectos Socioambientais
Durante o século XVI, o pau-brasil, a cana-de-açúcar e a pecuária motivaram a ocupação do território brasileiro. A necessidade de mão de obra para trabalhar nas lavouras e no beneficiamento da cana-de-açúcar levou a criação das bandeiras e essas expedições possibilitaram que Portugal estendesse seu domínio para o interior e também possibilitaram a descoberta de áreas de extração de metais e pedras preciosas.
No final do século XIX é possível verificar que o território brasileiro encontra-se diferenciadamente desenvolvido, possuindo ilhas de desenvolvimento econômico, que se organiza em dois grupos: Nordeste e Sudeste. Em meados do século XX, observamos um intenso fluxo de nordestinos em direção a região Sudeste alimentando o crescimento urbano.
E ao chegar ao final do século XX, o território passa a se apresentar, praticamente, todo integrado, devido, principalmente, ao desenvolvimento das vias e meios de transportes e de comunicação.
2- Defina o que são domínios morfoclimáticos e como estes podem ser utilizados para o planejamento ambiental das regiões do Brasil.
Um domínio morfoclimático é todo o conjunto no qual haja interação entre formas de relevo, tipos de solo, características climáticas, hidrografia e vegetação.
Uma vez que os domínios ajudam na definição de todas as características da região, ficamais simples trabalhar sobre essa percepção pois já teremos conhecimento prévio do local de estudo.
3- Descreva a diferença entre bioma e domínio morfoclimático.
Enquanto o bioma leva em consideração os fatores bióticos ou seja populações biológicas que ocupam determinado local, o conceito de domínio morfoclimático proposto pelo geógrafo Aziz Ab’Saber, leva em consideração como o nome sugere, os aspectos físicos do relevo, sobretudo a interação entre o clima e forma de um determinado local.
4- Defina o que