Aspectos motivacionais na ginástica de academia: a importância da música como fator principal da motivação.
Bárbara F. Malvezzi
Felipe Tavares Kruel
Manuela Dias Vieira
Mariana Bruggemann
Resumo: O presente estudo tem como objetivo unir artigos científicos referente à ginástica, mais especificamente a musicalidade e ginástica de academia, devido ao assunto ser muito escasso, com poucas bases de dados, apresentando dois estudos de casos, onde um tem o intuito de contribuir com o estabelecimento de padrões de referência, que possibilitem organizar cientificamente a aplicação e controle da intensidade nas sessões de ginástica aeróbica, examinando os efeitos do andamento da música sobre a frequência cardíaca em praticantes de ginástica aeróbica do sexo feminino com diferentes níveis de aptidão e o outro estudo de caso se refere aos diferentes estilos musicais, querendo saber qual oferece maior grau de motivação para a prática de ginástica de academia em mulheres adultas.
INTRODUÇÃO
A ginástica de academia é uma das atividades físicas que apresentam maior fator motivacional. Ela engloba vários fatores que a fazem ser a principal escolha na procura por uma atividade física. A motivação promovida pela ginástica de academia é devido a fatores como o convívio social, animação, grande trabalho cardiorrespiratório, controle de peso e influência da música. (VALIM & VOLP, 1998)
A música está definida segundo os dicionários como algo "agradável aos ouvidos". A música é derivada da mistura de vários sons, neles constituindo-se ritmos e estilos, de acordo com a cultura do indivíduo ou até mesmo pela classe social em que ele se encaixa. A música permite ao homem transcrever fenômenos e expressões corporais através de sons. (MOURA et al, 2007).
A motivação, vinda do latim, significa mover, ela parte do pressuposto da variação de movimento até a orientação para um objetivo. De forma geral a motivação significa um impulso interno que promove uma ação motora do