Aspectos legais de segurança do trabalho
Pela sua capacidade de raciocínio e pelo seu instinto gregário, o homem conseguiu, através da história, criar uma tecnologia que possibilitou sua existência no planeta. Histórico relacionado à Segurança do Trabalho nos permitiu observar muitas referências a riscos do tipo profissional mesclados aos propósitos do homem de lograr a sua subsistência.
Hipócrates relata moléstias entre mineiros e metalúrgicos. Plínio, do pulmão entre mineiros e envenenamento advindo do manuseio de compostos de enxofre e zinco. Galeno, a moléstias profissionais entre trabalhadores das ilhas do mediterrâneo. Agrícola e Paracelso investigaram doenças ocupacionais. Georgius Agrícola estuda problemas relacionados à extração de minerais dando destaque à chamada "asma dos mineiros".
Em 1697 surgem citações relacionando métodos de trabalho e substâncias manuseadas com doenças.
Em 1700 surge um livro que são descritas cerca de 100 profissões diversas e os riscos específicos de cada uma.
Entre 1760 e 1830 com a Revolução Industrial Surgiram, as primeiras fábricas de tecidos, a Capital e o Trabalho. Com a introdução da máquina a vapor as industrias veio para as grandes cidades, onde era abundante a mão-de-obra.Com condições críticas de trabalho ,tão críticas que começou a haver clamores, inclusive de órgãos governamentais, exigindo um mínimo de condições humanas para o trabalho.Trouxeram como conseqüência elevados índices de acidentes e de moléstias profissionais.
Pouco a pouco, a legislação foi se modificando. No Brasil, podemos fixar por volta de 1930 a nossa revolução industrial, o Brasil era o campeão mundial de acidentes do trabalho, porém serviu para podermos vislumbrar um futuro mais promissor, que só foi possível pelo esforço conjunto de toda nação: trabalhadores, empresários, técnicos e governo.
Pela lei 8.213, "Acidente de trabalho é o que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados,