Aspectos introdutórios da contabilidade
1. INTRODUÇÃO
O Surgimento da contabilidade, deu-se pela necessidade de registro das informações, mediante processo de classificação e registro, que permitisse fácil acesso as informações, de forma rápida e precisa, de determinadas grandezas, para que a qualquer tempo, fosse possível avaliar a sua dimensão.
A cada dia, a contabilidade se transforma em fonte de informação, na medida em que faculta, a qualquer momento, a possibilidade de saber a situação da empresa, e o andamento dos negócios.
2. CONCEITOS DA CONTABILIDADE
Contabilidade é um sistema de informações que visa o controle do patrimônio, é a ciência que fornece as informações necessárias , para tomada de decisões. Ela é o banco de dados das empresas, pois agrupa seus dados, desde a fundação das mesmas, e registra sistematicamente, permitindo aos administradores, através dos saldos das contas contábeis, a posição patrimonial, e os resultados alcançados em qualquer período.
Em tese, Contabilidade é uma técnica de gestão, que tem como finalidade, determinar a situação patrimonial das empresas e de seus resultados.
3. OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O Objeto da contabilidade, é o patrimônio das entidades, e o objetivo da Contabilidade é fornecer informações fidedignas e tempestivas sobre o patrimônio, e sobre o resultado da entidade aos diversos usuários da informação contábil. Nesse aspecto, vale salientar que fundamentalmente a Contabilidade deve propiciar condições para que a administração possa tomar decisões mais racionais para preservação, ampliação do patrimônio e consequente continuidade da entidade.
4. A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
Sem dúvida a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento da legislação e cálculo de impostos. Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre de+cisões de sucesso e falência