Aspectos introdutorios a contabilidade
Teresópolis, 24 de Abril de 2012.
Aluna: .
Disciplina: Contabilidade Básica.
Matrícula: .
1º Semestre de Ciências Contábeis.
Tema: Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis.
CONCEITO DE CONTABILIDADE:
O Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado na Cidade do Rio de Janeiro, de 17 a 25 de agosto de 1924, formulou um conceito oficial para CONTABILIDADE. “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à Administração Econômica.”
Segundo a CVM - Comissão de Valores Mobiliários, através da deliberação 29/86, Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
Segundo Hilário Franco (1990), "Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial." Por fim, “Contabilidade é a ciência social que estuda a situação e evolução do patrimônio das células sociais com o intuito de gerar informações para o seu crescimento e de toda sociedade. “ (Valdenir Britto)
CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE:
O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias etc..
O campo de aplicação da contabilidade são as células sociais que dão movimento ao Patrimônio, ou, mais tradicionalmente, aziendas.
1. Para o professor Célio Cruz (1995), Aziendas são as entidades econômicas administrativas, isto é, são todos os entes que, para