Aspectos introdutorios em ciências contabeis
Esse trabalho abordará além dos aspectos introdutórios da contabilidade como e quando o profissional contábil ira atuar de forma que esteja sempre dentro da lei, usando as medidas necessárias e formas exigidas.
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Conceito, objeto e objetivo da contabilidade.
A contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades mediante o registro, a demonstração expositiva e revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações, e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. Existem inúmeros conceitos, sobre contabilidade, mas existe o conceito oficial de Contabilidade enunciado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, em 1924:
“Contabilidade é a ciência que estuda a pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica”. Define-se como objeto da contabilidade o seu campo de aplicação, ou seja, O PATRIMÔNIO das entidades econômico administrativas; ou como tais, as aziendas. Como patrimônio, entende-se o conjunto de bens, direitos e obrigações das entidades. Como consequência da definição de Contabilidade, observamos claramente que seu objetivo é permitir o controle e o estudo do patrimônio das entidades econômico administrativas.
Escrituração Contábil
A entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico em correspondência com a documentação respectiva e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o resultado econômico. Comporta destacar o art. 1.009 do vigente Código Civil que impõe uma perfeita vinculação ao contabilista: A distribuição de lucros ilícitos ou fictícios acarreta responsabilidade solidária dos administradores que