ASPECTOS INTRODUTORIOS EM CIENCIAS CONTABEIS
18
1- INTRODUÇÃO
A ciência da contabilidade tem seu campo de atuação bastante extenso, tornando-se o seu uso imprescindível em todos os negócios comerciais ou filantrópicos, públicos ou privados, sejam entidades de pequeno, médio e grande porte.
A contabilidade tem funções econômicas e administrativas, por isto ela precisa atuar juntamente com outras ciências, como por exemplo: a Administração, o Direito e a Matemática.
A função econômica está ligada ao controle do patrimônio da entidade, a apresentação dos lucros ou prejuízos ao final do exercício contábil. É onde entra a Matemática, para auxiliar nos cálculos dessas operações. Já o Direito auxilia na normatização e cumprimento das operações contábeis, ou seja, se tudo está sendo feito de acordo com as leis e órgãos que regulamentam a contabilidade. Por fim, a Administração, que é a ciência mais dependente da contabilidade, pois é através das informações que esta proporciona que os gestores podem ter em mãos a real situação financeira da empresa, onde a partir daí poderão tomar as decisões necessárias para o melhor desempenho da entidade.
2 - CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
A ciência da Contabilidade é de suma importância para a existência das entidades, pois é ela que irá coletar, registrar, interpretar e informar os dados e fenômenos financeiros que afetam a situação patrimonial e econômica da empresa. É por meio da Contabilidade que podemos evidenciar os aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio, que por sua vez é considerado o objeto da Contabilidade. A Contabilidade desempenha, para pessoas físicas ou jurídicas, um papel muito importante, pois sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da vida econômica da empresa, não sendo também possível fazer previsões para o futuro e nem