ATPS
2° Período “B”
Atividades Práticas Supervisionadas
Calculo Numérico
Igor Rezende Oliveira R.A: 5211947079 Pedro César Rodrigues R.A: 6248214170
Thaís Aires do Prado R.A: 6248214975
Warlley S. Nascimento R.A: 6655380285
Orientadora: Denise
Anápolis – GO
Setembro/2013
1 – Conceitos e Princípios Gerais de Cálculo Numérico
Anápolis – GO
Setembro/2013
Etapa 1 – Passo 1
A maioria dos conceitos gerados em calculo numérico, se vem da álgebra linear, se dando ao fato de que os resultados de álgebra linear tem uma analise numérica muito grande, sendo que os assuntos abordados em calculo numérico pode ser facilmente encontrado em álgebra.
Um dos fundamentos de calculo numérico é a da solução de problemas matemáticos, algébricos e diferenciais, de forma linear ou não. Em calculo numérico, pretende-se analisar a influencia dos erros introduzidos nas aproximações construtivas desses problemas bem como a implementação computacional eficiente dos respectivos métodos de aproximação. É válido enfatizar, ainda, que a formulação e/ou construção de tais métodos numéricos é baseada em resultados matemáticos sólidos e, portanto, não são dependentes de uma linguagem de programação particular.
Em calculo numérico, pode se compreender analise de processos que resolvem problemas matemáticos por meio de operações algébricas, o desenvolvimento de uma sequencia de operações aritméticas que nos levam a respostas numéricas desejadas e o uso de computadores para obter respostas numéricas.
Calculo numérico pode ser visto como um estudo qualitativo e quantitativo de soluções aproximadas via algoritmos numéricos para o tratamento de modelos matemáticos algébricos.
Do ponto de vista formal o cálculo numérico faz parte da