Aspectos gerais da líbia
Várias culturas do Mediterrâneo deixaram sua marca na Líbia, de acordo com descobertas arqueológicas recentes concluíram que a Líbia foi habitado durante a Idade da Pedra e da Idade do Bronze. Pinturas e gravuras que revelam a presença de seres civilizados na Líbia para o século X encontrado A. C., com as civilizações contemporâneas das primeiras dinastias dos faraós egípcios.
Sua população está localizada na faixa litorânea, principalmente. No século XX, a densidade de população era de pouco mais de duas pessoas por quilômetro quadrado, levou a grandes extensões de deserto que compõem o país.
's primeira ponte geográfica e cultural entre o Egito e os países árabes do Oriente, do Magrebe e do território Ocidente árabe. Líbia atua como um elo entre o Mediterrâneo europeu e da África Subsaariana.
A economia do país é dirigida pelos princípios socialistas, ou seja, economia planificada. A base econômica advém da extração e exportação do petróleo, sendo esse produto o responsável por compor grande parte do PIB (Produto Interno Bruto). Com um número de habitantes modesto, o país apresenta uma das melhores rendas per capita do continente africano, entretanto, isso não reflete em qualidade de vida para toda população, tendo em vista que as classes menos favorecidas geralmente não têm acesso aos alimentos, fato proveniente de restrições nas importações.
A base de exportação do país é a extração e exportação do petróleo, produto responsável pelo PIB (Produto Interno Bruto),