Holocaustos coloniais - governo do inferno
O livro engloba a seca e a fome que foram causadas em todo o mundo pelos consecutivos El Niños (explicar brevemente o que são el niños) no último terço do século 19. Mike Davis revela a íntima relação entre a arrogância imperial e o incidente natural que combinaram-se para produzir algumas das piores tragédias na história humana e para semear as sementes do subdesenvolvimento em que mais tarde se tornaram o “terceiro mundo”.
"Milhões de pessoas morreram, e não fora do ‘sistema mundial moderno’, mas no próprio processo de serem forçosamente incorporados em suas estruturas econômicas e políticas. Eles morreram na idade de ouro do capitalismo liberal; Na verdade, muitos foram assassinados ... pela aplicação teológica dos princípios sagrados de Smith, Bentham e Mill". DAVIS, Mike
Etiópia
A Etiópia, oficialmente República Democrática Federal da Etiópia é um país encravado no Chifre da África, um dos países mais antigos do mundo. É a segunda nação mais populosa da África e a décima maior em área.
Além de ser um país antigo, a Etiópia é um dos sítios de existência humana mais antigos conhecidos por cientistas de hoje em dia que estudam os traços mais antigos da humanidade, podendo potencialmente ser o lugar em que o homo sapiens se originou. Um Estado monárquico que ocupou a maioria de sua história, a Dinastia Etíope, tem suas raízes no século X a.C. No período após o derrube da monarquia, a Etiópia transformou-se em um dos países mais pobres do mundo. Ela sofreu uma série de períodos de fome trágicos na década de 1980, resultando em milhões de mortes.
Peste Bovina
Os dias cruéis, que duraram de 1888 até 1892, foram marcados por uma prolongada seca ligada aos El Niños e acompanhada por uma peste bovina. A peste causava inflamações em torno de narinas, boca e olhos; depois, causava debilitação e diarréia, e, muitas vezes, tenesmo. A morte é seguida de putrefação muito rápida.
Estima-se que, nessa época,