ENTENDEDO A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
QUAL O PAPEL DA “SS” NA ALEMANHÃ NAZISTA: As pessoas, o mundo, ninguém pode jamais deixar de lembrar os horrores ocorridos durante a segunda guerra, com o firme propósito de jamais em tempo algum tais crueldades voltarem a acontecerem novamente.
Temos que começar falando do homem que comandou o maior genocídio que a era moderna vivenciou nada foi tão devastador quanto a Alemanha nazista, segundo (IAN KERSHAW-2009), Hitler é, tanto quanto seja possível conceber, um caso notável. Em seus primeiros trinta anos foi um João-ninguém. Nos vinte e seis anos restantes de sua existência, deixou uma marca indelével na história, como ditador da Alemanha e instigador de uma guerra genocida, que assinalou a queda mais vertiginosa dos valores da civilização de que se tem notícia nos tempos modernos, e que terminou deixando em ruínas seu próprio país e grande parte da Europa.
Existem duas palavras distintas para designar o massacre do povo judeu na Europa nazista entre os anos de 1933 e 1945. Cada uma dessa palavras tem uma origem especifica e implica certo posicionamento teológico por parte de quem a escolhe. O termo “holocausto” é originário da palavra hebraica пל (olá), que significa um tipo de oferenda a Deus no Templo de Jerusalém que precisava ser totalmente queimada a fim de espiar um pecado (Lv 1,1 – 10). Quando a Bíblia hebraica foi traduzida para o grego, na na chamada Septuaginta, a palavra (olá) foi traduzida, de forma acertada, como holocaustos, um composto das palavras holos (inteiro) e kaustos (queimado).
Séculos mais tarde, quando a Bíblia foi vertida para o inglês, na chamada versão King James, os tradutores, ao depararem-se com a palavra (olá), decidiram manter o termo grego, apenas anglicizando -o para holocaustos. FINGUERMAN, Ariel, A teologia do Holocausto, São Paulo, Paulus, 2012.
A outra palavra para designar este massacre e usada por uma parcela significativa de especialista: Shoá ( ). Na