Aspectos Ergonômicos em Escritórios
Michel Bruno da Silva – 20071608494
Jose Jorge de Souza Junior - 20072600594
Período: 2009.2 - Turma: 301
TRABALHO DE GQ II
Trabalho realizado em cumprimento à exigência de avaliação em GQ2 por: Michel Bruno da Silva
Jose Jorge de Souza Junior
Professor: Ismar
Rio de Janeiro
2009
Sumário:
1. Introdução 4
2. Elaboração do layout detalhado envolvendo aspectos ergonômicos 8
3. Produtos Ergonômicos 19
4. Ginástica Laboral 23
6. BIBLIOGRAFIA 27
1. Introdução
Conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho. Merece atenção especial uma boa parte dos problemas de postura que a grande maioria das pessoas adquire ao longo de suas vidas durante o trabalho, como por exemplo, os esforços repetitivos. Qual seria então a solução? O ideal seria que todos os móveis do escritório de sua casa e todo qualquer equipamento usado no nosso dia-a-dia passassem por estudo e adequação ergonômica, antes mesmo de serem adquiridos.
São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana, através de