Aspectos do desenvolvimento da criança
Devemos sempre observar e estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos:
Físico – Motor - Intelectual - Afetivo – Emocional - Social:
Desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade, devido às muitas mudanças no comportamento e no seu desenvolvimento como pessoa. Essas mudanças extremas também necessárias fazem parte da vida de cada um.
A psicologia traz algumas atribuições através de grandes homens que passaram horas e anos de suas vidas estudando para as suas atribuições: Em uma época onde o ensino tradicionalista, centrado no professor e baseado em uma ótica conteúdista, Freinet propõe uma pedagogia diferenciada, focada no aluno como sujeito ativo. Para ele, a escola deveria motivá-lo, e, portanto estar atrelada a sua vida.
Aqueles alunos não tinham prazer nenhum em estar na sala de aula, para eles, eram muito mais interessante estar fora dos muros da escola do que dentro da mesma, observando essa situação, vem uma grande contribuição que se propor a aprendizagem juntada na relação de sentimentos e dialética entre a teórica e a prática, firmando que o aprendizado torna-se mais fácil.
O Professor deve assumir o lugar de um observador, levando em consideração que estar lidando com uma pequena pessoa em fase de desenvolvimento, e que aquele momento do aprendizado e desenvolvimento era refletir no futuro daquela criança.
Nesse contexto, integração entre professor e aluno é fundamental. Na verdade a relação entre essas duas figuras deve ser de igualdade e camaradagem, de maneira que a criança entenda que o seu professor não é um ditador que esta ali para ditar a educação e não para ensiná-la na sua futura formação de pequeno ser para o individuo de bom caráter em contato com a sociedade no todo.
Por não acreditar nessa escola enciclopedista e disciplinadora, adota