aspectos do conto
FICHAMENTO
TEXTO: ALGUNS ASPECTOS DO CONTO
1. AUTOR: CORTÁZAR. Júlio. Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974.
2. PALAVRAS-CHAVE: Arte popular, contista, contos fantásticos, contos realistas, Cuba, gênero, literatura, Isolamento cultural, imagem, leitor, pedagogia, romance, tema, temas populares, tensão.
3. SINOPSE DO TEXTO A partir da troca de ideias do autor com um colega de ofício, um contista argentino, Cortázar expõe impressões obtidas a partir de observações gerais: o Isolamento cultural que assola alguns países que vinham prejudicando a disseminação cultural aos leitores em especial, Cuba, onde os livros de autoria dele chegavam aos leitores com grandes dificuldades.
Cortázar cita que a maior parte de seus contos “pertencem ao gênero fantástico o que opõe a um falso realismo que consiste em crer que todas as coisas podem ser descritas e explicadas como dava por assentado o otimismo filosófico e cientifico do século XVIII, isto é dentro de um mundo regido mais ou menos harmoniosamente por um sistema de leis, de princípios, de relações de causa a efeito, de psicologias definidas, de geografias bem cartografadas”.
O autor fala da descoberta que fez de Alfred Jarry que considerava verdadeiro o estudo de que a realidade não residia nas leis, mas nas exceções a essas leis. O autor também se certifica de que existem certas constantes, certos valores que se aplicam a todos os contos, fantásticos ou realistas, dramáticos ou humorísticos e que elementos invariáveis dão a um bom contista a atmosfera peculiar e a qualidade de obra de arte. Também pronuncia que tem interesse de trocar ideias acerca do conto por variadas razões uma destas por morar na França, país em que o gênero representaria pouca vigência embora tenha tido crescimento de interesse por parte do público. O conto é um gênero de tal difícil definição, tão esquivo nos seus múltiplos e antagônicos aspectos o que dificulta uma aproximação