Aspectos do capitalismo max weber
- “ com esta finalidade, voltamo-nos para um de um documento deste espírito, que contem aquilo que procuramos numa pureza quase clássica e que ao mesmo tempo, apresenta a vantagem de ser livre de qualquer relação direta com a religião, estando assim, para os nossos objetivos, livres de preconceito.”
- fala que não se é motivado mais a ganhar o mínimo necessário para sobreviver, mais sim trabalhar o quanto puder para ganhar o máximo q conseguir.
- fala que o dinheiro não é apenas para comprar as coisas, mas é também uma mercadoria, que pode ser emprestada a juros, que lhe renderão mais dinheiro, e assim sucessivamente.
- fala que o dinheiro “atrai” dinheiro, que quanto mais você investe mais retorno você vai ter.
- fala que o pagamento de dividas dentro dos prazos, lhe geram uma credibilidade para que você tenha crédito sempre que lhe for necessário.
- fala que mostrar ao credor que esta trabalhando o Maximo possível para lhe pagar, isso vai lhe render um tempo maior para pagar sua divida.
- “é uma obrigação que o individuo deve sentir e que realmente sente, com relação ao conteúdo de sua atividade profissional, não importando no que ela consiste e particularmente, se ela aflora com uma utilização de seus poderes pessoais ou apenas de suas possessões materiais”.
- “ O domínio universal da absoluta inescrupulosidade na utilização de interesses egoístas para obtenção de dinheiro tem sido uma característica específica precisamente daqueles países cujo desenvolvimento capitalista-burguês, medido segundo padrões ocidentais permaneceu ‘atrasado’”.
- “ este processo de racionalização no campo da ciência e da organização econômica determina indubitavelmente uma parte importante dos ‘ ideais de vida” da moderna sociedade burguesa”.
- “ poderia, assim, parecer que o desenvolvimento do espírito do capitalismo seria melhor entendido como parte do desenvolvimento do racionalismo como um todo, e poderia ser deduzido da posição do racionalismo quanto aos