Aspectos Da Ásia
O sul da Ásia é um conjunto regional que vai do Paquistão, a oeste, até Mianmar, a leste abrangendo a Índia, o Sri Lanka, as Maldivas, o Nepal, o Butão e Bangladesh. Dois desses países são insulares: o Sri Lanka e as Maldivas.
Essa é uma das regiões mais pobres do mundo e todos os seus países apresenta baixíssima Renda Per Capita. A maior renda é a do conjunto regional das Maldivas: 2441 Dólares.
Populações e diversidades étnicas
Os países do Sul da Ásia são densamente povoados. A Índia que possui o maior território nacional dessa região, com 3 287 263 km2 é o segundo país do mundo em população, tendo atingido em 2007 mais de 1,1 bilhão de habitantes.
É muito grande a diversidade étnica no Sul da Ásia quanto a origem da população, cor da pele, idiomas falados, religiões, etc. Por exemplo, na Índia, além do Inglês e do Hindi há outras 14 línguas oficiais. Além disso, existem inúmeros idiomas falados por minorias étnicas, estima-se que 1600 línguas sejam faladas no território Indiano.
Economia
Com exceção da Índia, que possui uma atividade industrial expressiva para um país do Sul, a economia dos países do Sul da Ásia em geral baseia-se na agricultura. Os principais produtos cultivados são: Chá, algodão, milho e Cana-de-açúcar.
O papel da religião
As religiões predominantes nessa região da Ásia são:
. Hinduísmo, praticado especialmente na Índia por cerca de 82% da população e no Nepal, por cerca de 86,2% da população.
. Islamismo, predominante em Bangladesh, Maldivas e Paquistão.
. Budismo, predominante no Butão, Sri Lanka, e Mianmar, e também praticado por minorias na Índia.
A religião nessa parte da Ásia é um elemento muito importante, pois desempenha um papel político fundamental em todos os países.
Índia
O desempenho de sua economia deixa muito a desejar no que se refere as condições de vida da população: Seu PNB é de cerca de 775 bilhões de dólares, o que corresponde aproximadamente ao PNB