Aspectos geograficos da Asia
A área do continente asiático é superior a 44,5 milhões de quilômetros quadrados, correspondentes a quase um terço de todas as terras emersas do nosso planeta. Só no continente moram aproximadamente 3 bilhões de habitantes, número que supera quase 50% da população do mundo, resultando em uma densidade demográfica de 70 habitantes por quilômetro quadrado.
Por ser composta de uma grande extensão continental, a Ásia preenche espaço de todas as áreas de clima do hemisfério setentrional: equatorial, tropical, temperada e polar. É atravessada por 11 fusos horários.
Faz fronteira no lado setentrional, com o oceano Glacial Ártico; no lado meridional, com o oceano Índico; no lado oriental, com o oceano Pacífico; e no lado ocidental, com os montes Urais, com o rio Ural e com os mares Cáspio, com o Negro, com o Mediterrâneo e com o Vermelho.
O continente asiático é o maior de todos, onde se podem ser encontradas as mais diversos panoramas paisagísticos e tipologias de clima, como também diversidade de etnias e padronizações de desenvolvimento da economia.
Relevo
A Ásia apresenta características contrastantes: enormes terras baixas de litoral e grandes formações planálticas com cordilheiras muito altas. Isso tudo faz do continente asiático o único com aproximadamente 10 000 metros de cota altimétrica média. As montanhas de maior altitude estão localizadas na cordilheira do Himalaia, mas existem outras que se espalham por toda a área territorial, situando-se no continente asiático as 18 montanhas mais altas do mundo.
O relevo asiático é caracterizado pela apresentação de seus contrastes de extremidade altimétrica: as cordilheiras e planaltos de maior altitude da Terra: Himalaia, Pamir e Tibete, onde se localizam as altitudes máximas do globo terrestre: (Everest, 8.840 metros, Kanchenjunga, 8.598 metros, e muitos outros, com altitudes com mais de 7.000 metros); as maiores depressões absolutas do planeta (como por exempo, o Mar Morto com