Financeiro x Economico
O lado econômico é o que diz respeito ao processo produtivo e operacional. Está relacionada aos custos e receitas que estejam ligados a operação dos produtos produzidos e vendidos pela empresa.
A consultoria econômica é direcionada à redução de custos empresariais, entre os aumentos das receitas e a produção e comercialização dos seus produtos. É basicamente o quanto se recebe e o quanto se gasta, crédito versus débitos e entradas versus saídas. Diz respeito também ao contexto da empresa no mercado e suas relações e ou influências de governos, concorrência e demanda.
O lado financeiro está ligado à liquidez no sentido de caixa. Cuida então da boa administração do caixa empresarial e assuntos relacionados a isso. Exemplos: gerenciamento do capital de giro, de pagamentos financeiros e o tempo a esperar para receber valores de vendas à prazo. Todos esses são assuntos relacionados a consultoria financeira e estão diretamente ligados ao dinheiro, representando a variação de caixa e o seu saldo.
Enquanto a situação econômica está ligada ao patrimônio e bens, a situação financeira está ligada ao valor em dinheiro disponível pela empresa ou alguém.
Exemplo: José tem um carro zero, casa nova e totalmente mobiliada, bom emprego, então sua situação econômica é boa. Contudo em sua conta bancária seu saldo é negativo em 15 mil reais, logo a situação financeira de José não está bem.
Diferença entre Microeconomia e Macroeconomia
A microeconomia como o próprio nome já sinaliza trata de assuntos menores relacionados ao comportamento individual das pessoas, famílias e das empresas, à produção de preços, de bens, serviços e fatores produtivos. Ela se preocupa as unidades individuais que constituem a economia de consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores em geral e produtores de bens e serviços particulares e como elas agem entre elas.
Já a macroeconomia é bem mais abrangente e global, relacionada às