Aspectos da Psicologia Institucional: Ciência e Profissão
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar a profissão do psicólogo através de dados que nós coletamos em entrevistas e em outras fontes, analisando a caracterização do campo de atuação, população atendida, formação profissional e mercado de trabalho.
Sua composição é feita em duas partes, sendo a primeira os Textos Principais e a segunda os Anexos, onde se encontram as transcrições literárias das entrevistas realizadas. Cabe ainda ressaltar como um adendo a introdução que a Psicologia difere das outras ciências por não ter um objeto único de estudo nem forma única de abordagem.
Conforme descrito por Bettoi (2013) ela estuda fenômenos variados como o comportamento, o inconsciente, as relações humanas, etc. Como são variados e múltiplos os locais de atuação, os tipos humanos e a variedade de pessoas com as quais os psicólogos tem contato, é necessário diversificar a forma de agir de acordo com o contexto no qual se está inserido.
Frente a essa pluralidade que as atividades profissionais do psicólogo exigem surge uma necessidade de se dividir a psicologia em diversos campos de atuação. Segundo
Bettoi (2013) a atuação no contexto institucional envolve o trabalho em instituições de
Justiça, agências de publicidade, instituições de atendimento psicológico a deficientes, entidades esportivas e diversos outros. Sendo estes apenas alguns exemplos da diversidade de contextos onde o profissional dessa área pode trabalhar.
Diante deste cenário, torna se necessário que o estudante de psicologia em sua formação se familiarize com as diferentes possibilidades de atuação, por meio do contato com diferentes profissionais, permitindo criar uma visão realista do profissão exercida pelo psicólogo.
2
2. APRESENTAÇÃO DOS DADOS
Esta pesquisa utilizou como instrumento para obtenção de dados entrevistas estruturadas com 15 (quinze) perguntas abertas. O público alvo foram profissionais com formação em psicologia de ambos os sexos, e que