Dengue
O que é a dengue?
È uma doença febril aguda caracterizada, em sua forma clássica, por dores musculares e articulações intensas. Tem como agente um arbovírus do gênero Flavivirus da família Flaviviridade, do qual existem quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN3, DEN-4.A infecção por umd eles confere proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Trata-se, caracteristicamente, de enfermidade de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do ambiente favorecem o desenvolvimento dos vetores. Varias espécies de mosquitos do gênero Aedes podem servir como transmissores do vírus da dengue. No Brasil, duas delas estão hoje instaladas: Aedes aegypti e Aedes albopictus.
A transmissão ocorre quando a fêmea da espécie vetora se contamina ao picar um individuo infectado que se encontra na fase virêmica da doença, tornando-se, apos um período de 10 a 14 dias, capaz de transmitir o vírus por toda sua vida através de suas picadas.Uma pessoa doente não transmite dengue para outra sadia, seja por contato direto, alimentos, água ou quaisquer objetos.
O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito. É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação imediata.
A infecção do vírus causam desde a forma clássica (sintomática ou assintomática) ou febre hemorrágica da duenge(FHD).
Na forma clássica é doença de baixa letalidade, mesmo sem tratamento especifico. No entanto, incapacita temporariamente as pessoas para o trabalho.
Na febre hemorrágica da dengue a febre é alta com manifestações hemorrágicas, hepatomegalia, insuficiência circulatória. A letalidade é significativamente maior que na forma clássica, dependendo da capacidade de atendimento medico hospitalar da localidade.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre