Trabalho Carol
Este trabalho apresenta a trajetória da Historia da Psicologia no Brasil, relata quais foram os acontecimentos marcantes e como a psicologia se expandiu no Brasil por meio de novos caminhos, a psicologia saiu do consultório para atender em outras e muitas áreas.
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL
A psicologia no Brasil surgiu em três períodos chamadas de pré-institucional, institucional e profissional. No período colonial se dava atenção para fenômenos psicológicos em outras áreas como na teologia, pedagogia, medicina, politica entre outras.
A história da psicologia relata vários acontecimentos que difundiram aos princípios da psicologia no Brasil. Alguns desses experimentos foram com plantas, índios brasileiros e até chimpanzés. Aproximadamente 57 anos a psicologia no Brasil existe e com ela se baseiam alguns psicólogos significativos no Brasil como: Plínio Olinto, Mira y López, Robert Mange, Betti Katzenstein, Helena Antipoff, Nilton Campos, Pe. Benko, etc. Estes nomes foram citados na historiografia brasileira de Cabral, Lourenço Filho, Penna, Pessott, pfromm Netto, Veloso e Rosas. Há exatamente 50 anos teve o inicio da psicologia no Brasil, onde ocorreram seminários inserindo aproximadamente 180 profissionais e estudantes de vários pontos do país, apresentando 36 trabalhos ligados a psicologia. Em algumas das reuniões chamada de "mesa redonda", foram apontados os seguintes temas na psicologia:
1 - 25 anos de regulamentação da profissão no Brasil, um balanço crítico;
2 - História da psicologia no Brasil;
3 - História da psicologia no Mundo;
4 - A psicologia nos regimes totalitários
5 - A psicologia e a realidade brasileira;
6 - Psicologia clínica;
7 - Psicologia comunitária;
8 - Psicologia da educação;
9 - Psicologia e justiça;
10 - Psicologia do trabalho. Alguns aspectos importantes tiveram grande importância aos temas 1, 2, 5 e 6, discutiram-se muito aos alunos onde pudessem ter uma concepção da ampla e