Aspectos da população do Amazonas
A capital do Estado é Manaus, uma cidade que ocupa o sétimo lugar no ranking de maior PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, porém esse dado é restrito somente à cidade, além disso, a capital é a maior cidade de toda Região Norte, com uma população de 1.802.014 habitantes, no entanto, o crescimento está ocorrendo de forma desordenada e sem planejamento adequado. Manaus é uma das cidades que mais recebe imigrantes no país.
A população do Amazonas é composta por brancos (24,2%), negros (3,1%), pardos ou mestiços (66,9%), indígenas (4,0%) e amarelos (0,3%).
Apesar de possuir uma população superior a 3,4 milhões de pessoas, o território amazonense é pouco povoado, isso é evidenciado nos dados de densidade demográfica que corresponde a 2,2 habitantes por quilômetro quadrado.
Do total da população, aproximadamente 79% vivem em centros urbanos, a capital, Manaus, abriga mais de 50% dos habitantes do Estado.
A configuração da estrutura etária do Estado se apresenta da seguinte forma: 43,8% da população tem idade entre 0 e 14 anos, 52% correspondem àquelas que têm entre 15 e 59 anos e 4,2% da população são pessoas acima de 60 anos.
Já a distribuição da população por sexo é relativamente equivalente, as mulheres representam 49,7% e os homens 50,3% da população.
O Estado concentra a maior população indígena do país, localizados em áreas de difícil acesso.
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Amazonas é de 3.483.985 habitantes. Esse contingente populacional é o segundo maior da Região Norte e corresponde a aproximadamente 1,8% da população atual do Brasil.
O Amazonas é pouco povoado, visto que sua densidade