Asma
Bronquite asmática, bronquite alérgica e bronquite
O que é asma?
A asma é uma doença respiratória crônica que afeta 10% da população brasileira, sendo responsável por cerca de 400.000 internações hospitalares por ano e incontáveis atendimentos ambulatoriais principalmente nas emergências. Tem levado a um grande absenteísmo no trabalho e na escola. A asma leva à constrição e inflamação das vias aéreas por hiper-responsividade a uma variedade de estímulos e liberação de mediadores inflamatórios. Ocorre por uma interação de fatores ambientais e hereditários.
Uma grande causa da alta morbidade e mortalidade da asma é a falta de informações sobre a doença e um grande índice de rejeição à medicação inalada, chamada pejorativamente de "bombinha".
O que sente uma pessoa com crise de asma?
As crises de asma são geralmente recorrentes e caracterizadas por chieira, falta de ar, tosse seca e desconforto torácico ("aperto no peito"), podendo causar grande sofrimento. Elas predominam à noite e no início da manhã.
Considera-se que 80% dos asmáticos tenham rinite e 50% dos pacientes com rinite tenham asma. Uma associação da asma com eczema (doença alérgica da pele) confere maior gravidade à asma.
Quais os agentes ambientais intradomiciliares relacionados ao desenvolvimento da asma?
Ácaros, pêlos de cães e gatos, alérgenos de baratas e os fungos (mofo). Estes alérgenos se acumulam no travesseiro, na cama (uma cama pode conter cerca de dois milhões de ácaros), no cobertor, na cortina, no carpete, em bichinhos de pelúcia e em qualquer lugar que acumule poeira. Aquecedores e fogões a gás. Fumaça de cigarro. Queima de madeira para aquecimento de lareiras. Odores fortes (perfumes, produtos de limpeza, frituras, tinturas).
Quais os fatores que desencadeiam uma crise de asma?
Alérgenos e irritantes. Infecções de vias aéreas. Exercício físico (asma desencadeada por exercício). Refluxo