Asma
Doenças Profissionais
Professora Débora Mestre
Asma ocupacional
Trabalho realizado por : Pedro Amado nº101558
Daniel Gonçalves nº106389
O que é Asma Ocupacional?
A asma ocupacional, também denominada de asma profissional, é uma doença respiratória que está relacionada directamente com a inalação de poeiras, fumos, vapores industriais ou substâncias tóxicas no local de trabalho. E pode desenvolver-se tanto num trabalhador que já sofra de asma como num que não tenha a doença. O local exacto das vias aéreas ou dos pulmões onde a substância inalada se irá depositar e o tipo de doença pulmonar que irá ocorrer dependerão do tamanho e do tipo das partículas inaladas. As partículas maiores podem ficar retidas nas narinas ou nas grandes vias aéreas, mas as menores atingem os pulmões. Quando atingem esses órgãos, algumas partículas dissolvem-se e podem mesmo passar para a corrente sanguínea.
Desta forma, sempre que um profissional de uma determinada actividade desenvolva episódios de tosse, pieira e/ou dispneia na aparente sequência de uma exposição continuada a determinado agente ou ambiente presente no local de trabalho, deve ser observado por um médico.
O primeiro médico que em circunstâncias normais, deverá observar e estar mais próximo do trabalhador na sua prestação diária de actividade profissional, será o Especialista em Medicina do Trabalho, que deverá estar apto para o pronto reconhecimento deste tipo de sinais e sintomas e o seu eventual relacionamento com um determinado factor etiológico presente no local de trabalho.
Causas
Há mais de 200 causas conhecidas de asma ocupacional, muita das quais ainda desconhecidas, mas algumas ocorrem em alguns tipos de trabalho bem comuns. Entre as causa conhecidas estão o isocianato (endurecedor das tintas usadas na pintura de carros), resinas de epóxi e farinha (asma do padeiro).
Uma lista das causas mais conhecidas da asma ocupacional aparece na página ao lado,