ASMA
As doenças psicossomáticas podem exercer ação na saúde do corpo de maneira intensa.
As emoções e sentimentos mais fortes são percebidos pelo hipotálamo; estas emoções alteram as funções do hipotálamo e sua conexão com a hipófise. Sendo assim, pode-se dizer que as doenças psicossomáticas tem componente psíquico, a manisfetação de doenças organicas é ocasionada por problemas emocionais ou sentimentos ,como por exemplo: raiva, ansiedade, angustia, medo, vingança.
Somatização X Doenças psicossomáticas :
A somatização é a presença de sintomas fisícos mas há não doença organica.A causa deste sintoma é emocional. Por exemplo, na síndrome do pânico a pessoa apresenta sintomas organicos identicos ao ataque do coração, ou problemas intestinais, mas o médico não detecta cardiopatia em seus exames.
Na doença psicossomática há presença de alterações clinicas detectáveis por exames de laboratórios, ou seja, o corpo apresenta danos fisícos. É uma doença organica mais com causa psicológica. Durante forte stresse emocional o corpo reage (avisando que algo não está bem).
A asma é um dos quadros mais associados ao conceito de que se tem da psicossomática.
conclusão
Em trabalhos realizados no hospital das clinicas em São Paulo se tem encontrado confirmação de teorias em medicina psicossomática
Afirmando que indivíduos doentes com asma bronquica possui personalidade extremamente infantil, que leva a uma exagerada dependência, seja dos familiares, ou dos que lhe são próximos.
Pelos conceitos da medicina psicossomática, a doença faz parte de uma personalidade masoquista porque vem somar em grande quantidade os sentimentos neuróticos. A doença tem uma finalidade; ela sempre surge quando os mecanismos psicológicos de defesa falharam completamente.
Foi detectado que existe uma correlação significativa entre certas características de personalidade e a duração de maior gravidade da asma.
Os doentes são mais introvertidos, menos acolhedores,