petroleo
Origem do Petróleo Restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo. Indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas sedimentares que foram se depositando e formando rochas sedimentares.
Jazidas
O petróleo é encontrado na natureza não como uma espécie de rio subterrâneo, mas como uma camada líquida entre rochas sólidas.
Ele ocorre sempre impregnando rochas sedimentares, como os arenitos.
Como essas rochas são permeáveis, o óleo “migra” através delas pelo interior da crosta terrestre. Se for detido pôr rochas impermeáveis, acumula-se, formando então as jazidas.
Das jazidas conhecidas, as mais importantes estão no Oriente Médio, Rússia e repúblicas do Cáucaso, Estados Unidos, América Central e na região setentrional da América do Sul. História do Petróleo
Na antigüidade, era usado para fins medicinais ou para lubrificação e era conhecido com os nomes de óleo de pedra, óleo mineral e óleo de nafta.
Atribuíam-se ao petróleo propriedades laxantes, cicatrizantes e anti-sépticas.
São muitas as referências à presença do petróleo na vida dos povos da antigüidade. Sacerdotes hebreus, por exemplo, usavam o petróleo nos sacrifícios, para acender fogueiras.
O termo betume representava, possivelmente, resíduo de petróleo obtido na superfície.
O betume, uma forma pastosa de petróleo encontrada a céu aberto, teria sido o cimento aplicado em construção.
Antes de Cristo, o petróleo, já era um valorizado produto comercial, usado também: para embalsamar corpos, iluminar, impermeabilizar moradias e palácios, pavimentar estradas ou construir embarcações.
Ao longo de vários séculos, o petróleo foi recolhido na superfície.
As