asfasfa
BIOQUÍMICA
Prof. ABEL SCUPELITI ARTILHEIRO
SÃO PAULO
2012
1
BIOQUÍMICA
CAPÍTULO 1 - BIOQUÍMICA E ORGANIZAÇÃO CELULAR
Todos os seres vivos usam o mesmo tipo de moléculas e energia em seu metabolismo. Todas as células e biomoléculas das quais as células são sintetizadas foram originadas a partir de moléculas muito simples como H2O, CO2 , N2, NH3 e outras. O aparato celular de organismos vivos é construído a partir de compostos orgânicos (as biomoléculas).
1) BIOMOLÉCULAS
As biomoléculas são moléculas de compostos orgânicos que constituem os seres vivos como: proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos. Os polímeros formados por algumas moléculas orgânicas são importantes para a construção do organismo pois é através deles que se formam as biomoléculas poliméricas. Os polímeros são formados pelos monômeros (pequenas moléculas orgânicas que se polimerizam). Os principais monômeros que constituem os organismos vivos são: aminoácidos, nucleotídeos e os monossacarídeos.
Os aminoácidos reagem entre si dando origem às proteínas que constituem grande parte das células. A Figura 2 mostra a formação de um dipeptídio. As proteínas são importantes no controle do transporte de substâncias pela membrana, na atividade dos genes, na contração muscular e nos movimentos internos da célula. A representação geral dos aminoácidos é mostrada na Figura 1.
O
H2N
CH
C
OH
R
FIGURA 1 – Estrutura geral dos aminoácidos.
O
H2N
CH C
O
OH
+
H2N
CH3
CH C
OH
CH3
O
O
H2N
CH C
CH3
N
H
CH
C
OH
+
H2O
CH3
FIGURA 2 - Representação de um dipeptídeo.
Bioquímica
Prof. Abel Scupeliti Artilheiro
2
Os nucleotídeos são estruturas formadas por três substâncias químicas: base nitrogenada, pentose e fosfato como mostra a Figura 3. São os nucleotídeos que se encadeiam e dão origem aos ácidos nucléicos (DNA e RNA) que desempenham papel fundamental no núcleo.
NH2
N
N
O