Asfalto
* Corrosão Localizada / Pite / Alveolar * Corrosão Erosão * Corrosão por placas * Corrosão sob tensão * Corrosão em frestas
TIPOS DE CORROSÃO
* Corrosão Localizada / Pite / Alveolar:
É caracterizada por um ataque localizado em uma área limitada, apresentando uma perfuração importante, enquanto as regiões vizinhas permanecem inacabadas. Os casos mais comuns desse tipo de corrosão ocorrem em peças metálicas imersas em água do mar. Adições de Cr, Mo e N aumentam a resistência à corrosão.
* Corrosão Erosão:
Ocorre quando o metal é submetido a um meio corrosivo e um processo de desgaste mecânico. Nesse caso, a película passiva se encontra continuamente sob efeito corrosivo e abrasivo simultaneamente. Os aços inoxidáveis Duplex são resistentes a esse tipo de corrosão.
* Corrosão por placas:
A corrosão por placas se dá quando os produtos da reação de corrosão formam-se em placas que progressivamente se desprendem do volume do material. É comum em metais que formam películas protetoras a princípio, mas ao ganharem espessura pelo aumento do volume do produto de corrosão, estas causam fraturas, perdem aderência no material principal, desprendem-se e expõe novas massas de metal ao ataque.
* Corrosão sob tensão:
O desenvolvimento da corrosão sob tensão exige a presença simultânea de tensões de tração e fatores ambientais específicos. Isso é incomum nas atmosferas internas de um edifício. As tensões não necessitam ser muito altas em relação ao limite de escoamento do material e pode ser devida a carga e/ ou efeitos residuais dos processos de fabricação tais como soldagem ou dobramento. Devem ser tomados cuidados quando os componentes de aço inoxidável com tensões residuais elevadas (por ex. devido ao trabalho a frio) são usados em ambientes ricos em cloretos (por ex. piscinas cobertas, marinho, plataforma marítima).
* Corrosão em frestas:
A ação da aeração diferencial e ou da concentração