Prossecos gerenciais
Centro Educação a Distância
Piracicaba, Abril de 2012
Etapa 4
PROCESSO ADMINISTRATIVO
AS FUNÇOES ADMINISTRATIVAS TEORIA E PRÁTICA
Vimos nos capítulos anteriores que o processo administrativo é um sistema aberto e cíclico de planejamento, organização, direção e controle. Todas as funções administrativas estão intimamente ligadas entre si: são interdependentes e interagentes. O todo deve ser sinérgico, isto é, deve ser maior do que a soma de suas partes. Assim, todas as funções administrativas devem se reforçar mutuamente para alcançar resultados de seu conjunto.
A função de controle está relacionada com as outras funções do processo administrativo: planejamento, organização e direção, e repercutem nas atividades de controle da ação empresarial. Muitas vezes torna-se necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção para que os sistemas de controle possam ser mais eficientes e eficazes. O segredo está no conjunto, ou seja, no processo administrativo como uma totalidade.
VARIEDADES DE SIGNIFICADOS DA PALAVRA CONTROLE
Há ainda várias outras conotações para a palavra controle:
- conferir ou verificar.
- regular.
- comparar com um padrão.
- exercer autoridade sobre alguém (dirigir ou comandar).
- frear ou cercear.
A administração costuma criar mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis das operações da organização. Os controles podem ser usados para:
1. Padronizar o desempenho: por meio de inspeções, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção.
2. Proteger os bens organizacionais: de desperdícios, roubos e abusos, por meio de exigência de registros escritos, procedimento de auditoria e divisão de responsabilidades.
3. Padronizar a qualidade de produtos e serviços: oferecidos pela empresa , por meio de treinamento de pessoal, inspeções,controle estatístico de qualidade e sistemas de incentivo.
4. Limitar a quantidade de